Biblioteca básica de um leitor

quinta-feira, abril 05, 2018


Quando de fato me tornei um leitor, eu tinha aquele hábito de achar que uma boa biblioteca era aquela que estava abarrotada dos mais variados tipos de livros. Hoje após ter assistido a um vídeo do canal da JotaPluftz eu me questionei se de fato ter uma biblioteca cheia de livros faz sentido. Fazendo uma longa reflexão eu pude chegar a conclusão que ter muitos livros não é sinônimo de ter uma boa biblioteca, posso até arriscar a dizer que isso tira a identidade dela.

Vendo minhas compras e trocas de livros, eu percebi que há um tempo atrás eu vinha descaracterizando a minha biblioteca pessoal ao adquirir muitos livros de promoção, livros que eu achava interessante no ato da compra e que hoje eu nem tenho vontade de segurá-lo na mão. Essa situação é complicada, pois eu vejo que gastei uma grande soma de dinheiro em livros que nunca foram lidos e que estão ocupando um enorme espaço. 

Entretanto, eu devo ressaltar que fiz boas aquisições de livros que eu vou levar por toda minha vida. A maioria desses livros foram compradas por preços que muitos consideram salgados. Porém, se eu não tivesse parado para comprar livros que eu não fosse ler, ou que li e não lerei novamente, eu poderia ter comprado mais desses livros que eu quero levar por toda vida e quero que seja a maioria na minha estante.

Aí vem a pergunta: "O que fazer com esses livros que não quero na minha estante"? Isso cada leitor decide, mas temos algumas opções: dê de presente, troque, doe para bibliotecas ou ong, venda (...) . Faça esses livros circularem! 

Eu mesmo já fiz diversas doações para biblioteca municipal da minha cidade. Na primeira doação foi algo estranho, parecia que eu estava arrancando um pedaço do meu corpo, mas eu fui vendo que não fazia sentido eu ficar com algo que não me atraia e que estava ocupando um espaço enorme dentro da minha casa. Acreditem, eu estava quase chegando no ponto de ter que fazer uma escolha, os livros ou o meu conforto. Por este motivo eu preferi abrir mão de alguns dos meus livros.

Escolham os livros que você realmente gostou de ler, teve algum aprendizado e quer ler novamente. Se você leu algum livro que não gostou, passe o adiante. Se comprou ou trocou e não vai ler, faça o mesmo. 

Evite também compras compulsivas em promoções. Compre realmente aquilo que você vai tirar algum proveito disso. Evite também comprar livros em lançamentos ou pré-venda. Aguarde e monitore as livrarias e lojas online. No momento certo você vai achar o livro por um preço bom e você ainda vai economizar uma grana. 

E não se esqueçam: QUANTIDADE não é sinônimo de QUALIDADE. Uma boa biblioteca é aquela que consta a nossa identidade. 

Você Também Pode Gostar

0 comentários

Seguidores

Anuncie

Parceiros

Parceiros