­

Jane Austen: muito além dos romances

segunda-feira, abril 02, 2018

Jane Austen - Leonardo Júnio Blogger

Jane Austen e suas obras nunca caem no esquecimento do público em geral. Esse fato se comprova pela novela Orgulho & Paixão, que está sendo produzida atualmente pela Rede Globo. A novela em questão, foi inspirada no legado da escritora inglesa. Contudo, ainda vale a pena conhecer essa autora e suas obras? Pesando nisso, resolvi elencar alguns motivos pelos quais devemos conhecer e ler os trabalhos escritos de Jane Austen.

Caráter Histórico
As várias obras de Jane Austen tem como pano de fundo a Inglaterra. Por meio de suas descrições, conhecemos costumes, tradições, a cultura da época, dentre outros. A autora não tinha o objetivo de descrever detalhadamente os acontecimentos daquele período, no entanto, há um retrato fiel da sociedade na qual ela estava inserida.

Crítica Social
Não sabemos se Jane Austen deseja colocar aspectos críticos em seus romances. Todavia, os mesmos são permeados por críticas sociais, como a imposição do casamento as mulheres, o direito a herança da família, valores e normas da época, conflitos entre as hierarquias sociais (conflito de classes). 

Personagens Femininas
Todas as obras de Jane Austen tem como personagem principal a mulher. As mulheres de Austen são inteligentes, fortes, perspicazes, curiosas e valentes; cada uma a sua maneira. Elas erram em seus julgamentos, tem dúvidas, ficam felizes, sofrem. Mesmo com as adversidades da vida, elas conseguem alcançar seus objetivos; o de alcançar a felicidade independente do casamento. As mulheres de Austen são atemporais, pois elas trazem características inerentes a nossa condição humana. 

Obras além do romance
Há um certo pré-conceito em relação as obras de Austen. Muitos acreditam que se trata daqueles romances "mornos", bem "água com açúcar". Entretanto, vemos o contrário. Essas obras são bem escritas, repletas de características e situações únicas. Até temos os momentos românticos como o desfecho de Lizzy e Darcy em Orgulho e Preconceito, contudo, eles tem um papel secundário nas tramas.

Matthew Macfadyen (Mr. Darcy) e Keira Knightley (Elizabeth Bennet) em cena de Orgulho e Preconceito, de 2005.


Devo ater-me a meu próprio estilo e seguir meu próprio caminho. E apesar de eu poder nunca mais ter sucesso deste modo, estou convencida de que falharia totalmente de qualquer outro. Jane Austen

Você Também Pode Gostar

0 comentários

Seguidores

Anuncie

Parceiros

Parceiros